UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/07/2010 - 11h47

Vendas da Renault crescem 21,6% no primeiro semestre

SÃO PAULO - A montadora francesa Renault anunciou aumento de 21,6% em suas vendas globais durante o primeiro semestre de 2010, na comparação com os primeiros seis meses de 2009. A companhia registrou mais de 1,34 milhão de unidades vendidas entre janeiro e junho.

De acordo com o balanço divulgado hoje pela companhia o incremento nas vendas no primeiro semestre ocorreu em todas as marcas, sendo 19,9% para veículos da linha Renault, 18,2% para a marca Dacia e 61,0% na divisão Renault Samsung Motors.

"Estes resultados podem ser explicados primeiramente ao forte momento do mercado estabelecido pela renovação em todas as três marcas e também pelas medidas adotadas para dar suporte ao mercado automotivo", comentou o vice-presidente executivo de vendas, marketing e veículos leves da Renault, Jerome Stoll, no comunicado da empresa. Entre os 15 principais mercados da montadora, que representam juntos 85% de suas vendas globais, 12 apresentaram alta em vendas e ganho de participação de mercado entre janeiro e o final de junho de 2010. Os três países nos quais a Renault perdeu espaço durante o primeiro semestre foram Alemanha - quarto maior mercado da companhia - Argentina e Irã.

A empresa destacou seu resultado expressivo no Norte da África, onde houve alta de 14,2% nas vendas do primeiro semestre deste ano e a participação da empresa foi elevada em seis pontos percentuais para 31.1%. O maior salto de participação de vendas para a Renault (6,5 pontos percentuais), no primeiro semestre, ocorreu na Argélia, que teve 37.306 veículos vendidos.

O Brasil, em sexto lugar, comercializou 64.499 veículos da empresa no primeiro semestre - alta de 26,6% em relação às vendas registradas em igual período no ano passado.

Para o ano de 2010, o grupo espera um avanço de 8% em seu resultado global, comparado a 2009, apesar da queda nos resultados do mercado europeu, estimada em entre 7% e 9% ante o ano passado.

(Daniela Braun | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host