UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/07/2010 - 09h39

Após interrupção de vazamento, ações da BP sobem 4% em Londres

SÃO PAULO - As ações da BP abriram as negociações desta sexta-feira em forte alta de 5,5% na Bolsa de Londres. Há pouco, os papéis da companhia sustentavam alta de 4%. O mercado reage ao comunicado de ontem da petroleira britânica, que informou que finalmente obteve sucesso na operação para conter o vazamento de petróleo no Golfo do México.

Foi a primeira vez, desde a explosão que provocou o afundamento da plataforma Deepwater Horizon, em 20 de abril, que a companhia conseguiu estancar completamente o fluxo de saída de petróleo do poço.

Mas a BP ainda se diz cautelosa sobre a situação, já que o tampão responsável para interrupção do vazamento estará até amanhã sob observação para que sua eficiência seja comprovada.

A petroleira britânica já gastou mais de US$ 3,5 bilhões dólares desde o início do vazamento. A companhia criou um fundo de US$ 20 bilhões para cobrir futuros gastos e suspendeu o pagamento de dividendos dos acionistas até o fim no ano.

Na segunda-feira, a empresa instalou um equipamento na boca do poço formado por diversas válvulas, que foram lentamente fechadas nos últimos dias para verificar se a estrutura suportaria a pressão provocada pela interrupção do vazamento.

A BP está perfurando outros dois poços na região para aliviar a pressão do reservatório de petróleo e, com isso, pode bombear lama e cimento para dentro do poço que estava vazando, na tentativa de obstruí-lo definitivamente.

(Ana Luísa Westphalen | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host