UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/07/2010 - 16h44

Governo adia leilão de energia alternativa em uma semana

BRASÍLIA - O Ministério de Minas e Energia adiou hoje o leilão de fontes alternativas marcado para agosto. O edital previa a realização da disputa entre os empreendedores do setor no dia 19 de agosto, mas foi adiado para o dia 26.

No último mês, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou que havia 517 empreendimentos inscritos para o leilão de fontes alternativas. Juntos, os projetos somam 15.774 megawatts (MW) de capacidade instalada proveniente de centrais eólicas, termelétrica à biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de madeira e capim elefante) e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

O ministério também adiou hoje o leilão de energia de reserva previsto para os dias 18 e 19 de agosto. As novas datas de realização cairão nos dias 25 e 26 do mesmo mês. Dos projetos cadastrados no leilão de energia alternativa, 478 projetos (14.529 MW) já haviam sido inscritos na licitação para contratar energia de reserva. De acordo com a EPE, os empreendedores poderão escolher a licitação que querem participar.

Somente os projetos de geração eólica, foram inscritos 425 empreendimentos com capacidade de 11.214 MW - o equivalente à potência da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). O certame ainda contará 68 projetos de fontes de biomassa, com 4.170 MW, e 24 PCHs, com 390 MW.

Em junho, a EPE informou que foram inscritos outros 39 projetos, com 1.209 MW de capacidade instalada, no cadastramento aberto exclusivamente para o leilão de fontes alternativas. Destes, 26 são de centrais eólicas (645 MW), sete são de termelétricas à biomassa (429 MW) e seis são de PCHs (135 MW).

A contratação da energia será feita pela menor ofertada de preço às distribuidoras. O início do fornecimento começará em janeiro de 2013. O adiamento dos dois leilões veio por portaria ministerial publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host