UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/07/2010 - 08h35

Deficit em conta corrente na zona do euro cresce em maio

SÃO PAULO - O deficit em conta corrente na zona do euro cresceu ligeiramente em maio, informou nesta segunda-feira o Banco Central Europeu (BCE). A região que adota a moeda comum registrou saldo negativo de 5,8 bilhões de euros no quinto mês deste ano, acima dos 5,6 bilhões de euros contabilizados em abril.

O BCE explica que o aumento no déficit em conta corrente deveu-se a deficit de rendimento (4,4 bilhões de euros) e a transferências correntes (7,6 bilhões de euros).

No acumulado de 12 meses, ajustado sazonalmente, o deficit em conta corrente é de 43,9 bilhões de euros, que corresponde a cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro. Em maio do ano passado, o deficit acumulado em 12 meses em conta corrente era mais que o triplo do valor atual, somando 156,3 bilhões de euros.

A redução, segundo o BCE, deu-se, principalmente, devido à contabilidade de bens, que passou de déficit de 17,6 bilhões de euros para superavit de 47,6 bilhões de euros, e à redução dos deficits em rendimentos (de 70,4 bilhões de euros para 36,4 bilhões de euros) e em transferências correntes (de 101,9 bilhões de euros para 88,6 bilhões de euros).

(Francine De Lorenzo | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host