UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/07/2010 - 08h22

Moody´s rebaixa rating da Irlanda

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Moody´s rebaixou hoje em um grau a classificação soberana dos títulos da dívida irlandesa. A mudança da nota de crédito, de Aa1 para Aa2, foi motivada pela deterioração das perspectivas econômicas do país, cenário que prejudica sua capacidade de lidar com o déficit fiscal. "A reclassificação da Irlanda é primordialmente impulsionada pela gradual mas significativa perda de poder financeiro do governo irlandês, o que se reflete na deterioração da capacidade de pagamento da dívida", avaliou o analista-chefe da Moody´s para a Irlanda, Dietmar Hornung.

Antes da crise, a relação entre dívida e Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda estava em 25%, e subiu para cerca de 64%. A agência de classificação de risco também chamou atenção para a recessão do setor financeiro e contração da concessão de crédito por parte das instituições privadas.

A perspectiva da Moody´s é de que o crescimento do país fique abaixo de sua tendência histórica em até cinco anos. Assim como Grécia, Portugal e Espanha, a Irlanda tem sua situação fiscal seriamente comprometida e foi um dos primeiros países europeus a impor medidas de austeridade com o objetivo de conter o déficit público.

Em março do ano passado, a Standard & Poor´s já havia rebaixado a classificação dos títulos da Irlanda de AA + para AA. Também em 2009, a Fitch Ratings promoveu o corte da nota do país, de AAA para AA.

(Ana Luísa Westphalen | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host