UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/07/2010 - 17h56

Lafarge assume ativos da Votorantim na área de cimento

SÃO PAULO - A francesa Lafarge assumiu hoje as operações de cimento transferidas pelo grupo Votorantim como pagamento pela participação de 17,28% na cimenteira portuguesa Cimpor.

Na esteira desse acordo, fechado no início de fevereiro, a Lafarge ficou com uma fábrica em Caaporã (PB) e duas estações de moagem: uma em Candeias (BA) e outra em Cocalzinho (GO). O negócio - que ainda incluiu três centros de distribuição nessas regiões -, permitiu à Lafarge subir da sexta para a terceira posição no mercado brasileiro de cimentos.

Segundo Rogério Silva, diretor de marketing, comercial e de logística da filial brasileira da Lafarge, a empresa começará a trabalhar a partir de agora em um plano de expansão desses ativos, o que pode significar a ampliação dessas fábricas ou mesmo a construção de uma nova unidade.

"O Brasil assume posição mais forte dentro do grupo, o que reforça o interesse estratégico da Lafarge em participar do crescimento do país", aponta o executivo, que prevê um crescimento entre 12,5% e 13% do setor neste ano. Para 2011, a expectativa é de uma expansão de 8% a 9% no mercado brasileiro de cimento.

As fábricas da empresa no Sudeste estão operando com uma utilização de capacidade em torno de 85% a 90%.

Tal desempenho está ancorado no crescimento da economia, junto com as iniciativas do governo no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida. A realização no Brasil da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 também explicam as expectativas positivas. Em nota, a Lafarge destaca que, com os novos ativos, passará a ter vendas em quatro das cinco regiões brasileiras. A capacidade de produção no país chega a 7 milhões de toneladas anuais. A empresa também trabalha em um programa de investimento de R$ 60 milhões em melhorias de produtividade de suas cinco unidades de cimento no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. (Eduardo Laguna e Stella Fontes | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host