UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/07/2010 - 17h32

Risco de inadimplência tem ligeiro aumento no 2º tri, diz Serasa

SÃO PAULO - O risco de inadimplência das pessoas físicas teve um ligeiro aumento no segundo trimestre deste ano, com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

A qualidade do crédito ao consumidor recuou 0,3% no segundo trimestre de 2010, atingindo o valor de 80,3, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor, calculado pela consultoria Serasa Experian.

Pelos créditos adotados, numa escala de 0 a 100, a qualidade do crédito ao consumidor é melhor avaliada quando maior for. De abril a junho, o indicador atingiu 80,3, ficando ligeiramente abaixo do registrado no trimestre anterior (80,5).

Apesar da piora no quadro, comparado a igual período dos dois anos anteriores, o dado do trimestre foi o melhor desde 2008, quando o nível de endividamento alcançou 80,1, o mesmo registrado no segundo trimestre de 2009. Segundo os economistas da Serasa Experian, este recuo é justificado pelo aumento acelerado do endividamento dos consumidores, especialmente, a partir de meados do ano passado, estimulado pelas condições de crédito mais favoráveis (juros mais baixos e prazos mais longos). Além da evolução do emprego e pelas medidas de isenções tributárias em determinados segmentos de bens duráveis, tornando atraente ao consumidor a aquisição destes bens via financiamentos.

Os analistas avaliam ainda que tal evolução do endividamento não foi acompanhada, na mesma proporção, pelos incrementos observados na renda. Esse fato contribuiu para a redução da qualidade de crédito do consumidor (aumento do risco de inadimplência), verificado no segundo trimestre de 2010.

Na análise regional, o Sul e o Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional (80,3), em termos de qualidade de crédito dos seus consumidores, registrando as marcas de 85,0 e 80,4, respectivamente. Em seguida, o Nordeste, com 79,0, praticamente empatado com o Centro-Oeste (78,6) e o Norte, com 76,5.

(Tatiana Schnoor | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host