UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/08/2010 - 07h51

Atividade no setor de serviços da zona do euro avança em julho

SÃO PAULO - A atividade no setor de serviços da Zona do Euro mostrou expansão em julho, com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) alcançando 55,8 pontos, ante os 55,5 apurados em junho. De acordo com o instituto de pesquisas Markit, este é o décimo-primeiro mês de crescimento do indicador. Leituras acima de 50 indicam expansão e, abaixo disso, contração.

A recuperação do setor de serviços na região vem sendo liderada por França e Alemanha. A atividade também mostrou expansão, porém mais contida, na Espanha e na Irlanda em julho, enquanto recuou na Itália pela primeira vez desde novembro.

O nível geral de emprego no setor registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo, impulsionado pelo aquecimento da atividade empresarial na Zona do Euro. O destaque ficou por conta da França, onde a criação de postos de trabalho teve o ritmo mais acelerado desde abril de 2008. Já na Irlanda, o nível de emprego no setor de serviços caiu, embora em taxas mais lentas, enquanto na Espanha o indicador mostrou aceleração.

No levantamento de julho, a confiança dos empresários do setor de serviços apresentou elevação pela primeira vez deste abril, estimulada por melhoras no cenário econômico da região.

Segundo a pesquisa, o aumento dos combustíveis e dos custos com funcionários elevaram os preços do segmento no período. No entanto, a taxa de inflação foi a mais branda desde fevereiro, abaixo da expectativa do instituto de pesquisa.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host