UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/08/2010 - 16h10

PSOL é o partido com maior número de candidatos aos governos estaduais

SÃO PAULO - O PSOL é o partido que terá o maior número de candidatos aos governos estaduais nas eleições de 2010. No total, serão 24 postulantes para quase todos os Estados da federação, menos para três. Os números foram divulgados hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em segundo lugar aparece o PSTU, com 18 candidatos, seguido pelo PCB, com 17. Com José Serra na corrida pela Presidência da República, o PSDB irá lançar na sucessão estadual 16 candidatos. Já o PT, que terá Dilma Rousseff na briga pelo Palácio do Planalto, terá apenas 10 postulantes nos Estados.
O número baixo pode ser explicado pelo fato do partido ter decidido abrir espaço na composição das alianças para o PMDB em troca do apoio dos aliados na eleição presidencial. Os candidatos do PMDB vão concorrer com 13 candidatos aos governos estaduais. Minas Gerais e Maranhão, por exemplo, foram dois Estados onde os petistas desistiram de participar da sucessão estadual para defender a candidatura de Hélio Costa (PMDB-MG) e Roseana Sarney (PMDB-MA).

O PSOL e o PSTU também são as legendas que terão o maior número de candidatos ao Senado. O primeiro partido vai disputar um espaço com 38 nomes, enquanto o segundo terá 28.
Com 23 e 22 postulantes, PMDB e PT aparecem na sequência, respectivamente. As duas principais siglas de oposição, PSDB e DEM, serão representadas por menos candidatos. Os tucanos terão 17 e os democratas 12.

Por mais de uma vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou a importância de Dilma, se eleita, ter maioria no Senado para governar com tranquilidade. Para a Câmara dos Deputados, o PV lidera ao apresentar 434 registros de candidatura. O PMDB aparece na segunda posição com 419. Em terceiro vem o PT, com 365.

(Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host