UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/08/2010 - 10h04

Santander compra 318 filiais do Royal Bank of Scotland

SÃO PAULO - O banco espanhol Santander anunciou a compra de 318 filiais do Royal Bank of Scotland (RBS) na Inglaterra e no País de Gales, incluindo sete unidades do NatWest na Escócia, um negócio avaliado em US$ 558 milhões, mais o valor dos ativos. O preço total da venda, no entanto, só será informado no fim do próximo ano, quando a operação deve ser concluída. A compra anunciada nesta quarta-feira faz parte da estratégia do grupo espanhol de expandir sua presença no país. "Esta aquisição é um passo gigante para o Santander no setor das pequenas e médias empresas no Reino Unido", disse o presidente da instituição, Emílio Botín.

Para o RBS, a operação representa um marco importante no processo de restruturação da instituição, que foi parcialmente estatizada pelo governo britânico. A venda da maior parte dessas filiais, que reportaram perdas expressivas com a crise no ano passado, está em linha com as regras da União Europeia de auxílio a empresas estatais.

O Santander entrou no mercado inglês em 2004, quando comprou o Abbey. Atualmente, o grupo espanhol tem participação de 10% do segmento bancário de varejo. Segundo balanço divulgado esta semana, o lucro líquido da instituição referente à Inglaterra avançou 11% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, com crescimento da receita na casa dos 7%.

(Ana Luísa Westphalen | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host