UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 12h27

CNT/Sensus mostra queda na rejeição a Marina Silva

BRASÍLIA - A pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje mostra que a rejeição à presidenciável do PV, Marina Silva, recuou em relação a maio, de 34,4% para 29,7%, enquanto as rejeições à Dilma Rousseff do PT e a José Serra do PSDB ficaram estáveis, dentro da margem de erro.

A alteração consolida a posição da candidata do PV "dentro do jogo sucessório", segundo o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.
Ele explica que até 35% de rejeição, mantém o candidato no jogo político. Mas se for 40% ou mais, "está fora", considerando que cerca de 20% do votos são anulados ou em branco.

"Restam 80%, e se o candidato tem mais da metade disso, fica sem qualquer chance de uma eventual disputa no segundo turno, por exemplo, conforme pleitos anteriores têm mostrado", explicou Guedes.

No levantamento encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ao Instituto Sensus, o índice de rejeição à candidata governista ao Palácio do Planalto ficou estável, saindo de 26,1% para 25,3%.
Os que responderam que não votariam no candidato do PSDB, José Serra, representaram 30,8%, também com estabilidade sobre os 29,5% da pesquisa de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A simulação mostrou Dilma liderando com 41,6%, em lista estimulada com nove candidatos, enquanto Serra teria 31,6% e Marina 8,5%. As intenções de votos, se a eleição fosse hoje, apontaram 3,4% para brancos e nulos e 10,9% responderam que não sabiam.

Para Guedes, indecisos, brancos e nulos estão abaixo da média, "o que mostra um grau elevado de escolha do eleitor, para essa altura da campanha eleitoral", comentou ele.

O levantamento, realizado entre 31 de julho e 2 de agosto, traz ainda a expectativa de vitória do eleitor, "independentemente de quem vai votar". Dilma lidera com 41,7%, seguida de Serra com 30,3% e Marina Silva em terceiro com 2,2%.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host