UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 09h10

Com receitas da Vivo, lucro trimestral da Portugal Telecom salta 82,5%

SÃO PAULO - Os resultados da operadora brasileira de telefonia celular Vivo ajudaram o lucro da Portugal Telecom (PT) a subir 82,5% no segundo trimestre. O ganho somou 164,2 milhões de euros, comparáveis aos 90 milhões de euros obtidos um ano antes, e superou a estimativa de analistas.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) aumentou 11,4%, para 663,6 milhões de euros.
A receita da operadora portuguesa cresceu 17,1% na mesma comparação, totalizando 1,909 bilhão de euros. O faturamento obtido nas operações brasileiras, essencialmente gerado pela Vivo, saltou 32,1%, para 1,051 bilhão de euros - movimento favorecido pela desvalorização do euro. As operações domésticas da PT - incluindo telefonia fixa e celular - diminuíram 0,9%. A queda se deveu à menor receita da unidade de telefonia móvel. Segundo a Portugal Telecom, a crise econômica e a migração dos clientes para os planos pré-pagos reduziram a receita por cliente, e a operadora vendeu menos aparelhos nesse trimestre.

Na semana passada, a PT acertou a venda, por 7,5 bilhões de euros, dos 50% que possui na Brasilcel para a espanhola Telefónica, sua sócia na empresa. Por meio da Brasilcel, as duas companhias controlavam a Vivo. Ao mesmo tempo, os portugueses chegaram a um entendimento para entrar no capital de outra operadora brasileira de telefonia celular, a Oi.
(Paula Cleto | Valor)
Hospedagem: UOL Host