UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 09h47

Embratel lança oferta pública para comprar preferenciais da Net

SÃO PAULO - A Embratel anunciou hoje que lançará uma oferta pública voluntária (OPA) para comprar até 100% das ações preferenciais da operadora de telecomunicações Net. O leilão ainda não tem data definida. Caso todos os acionistas preferenciais aceitem a proposta, o valor desembolsado pela Embratel será de cerca de R$ 4,57 bilhões, segundo fato relevante publicado nesta quinta-feira.

A proposta da Embratel é pagar, à vista, R$ 23 por ação preferencial, o que corresponde a um prêmio de 23,1% sobre a média de fechamento dos pregões dos últimos 30 dias. O preço, no entanto, será ajustado no caso de pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A oferta é destinada a todos os acionistas preferenciais da Net, com exceção da fatia que já pertence à Embratel Participações (Embrapar). Segundo o comunicado, o edital do leilão estará disponível em breve nos sites das duas companhias. O Itaú BBA será responsável por intermediar o negócio.

"A oferta tem por objetivo permitir um aumento da participação da Embratel no capital social da Net, em função da confiança da Embratel e de seus acionistas no incremento do mercado consumidor de TV por assinatura e de banda larga no país, bem como no modelo de gestão e de negócios desenvolvido pela Net", disse o diretor de Relações com Investidores da Embratel, Isaac Berensztejn.

A Net detém atualmente participação de 48% do mercado de TV por assinatura e 25% do mercado de banda larga e possuia cerca de 3,9 milhões de clientes de TV por assinatura, 3,1 milhões de assinantes de internet em banda larga (Net Vírtua) e 2,8 milhões de assinantes de serviços de voz (Net Fone via Embratel). A rede da companhia atinge mais de 11 milhões de domicílios.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host