UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 18h17

Governo de Pernambuco libera obras de estádio da Copa

RECIFE - A Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco concedeu autorização para o início das obras da Arena Recife, estádio que abrigará os jogos da Copa de 2014 no Estado. Com o aval, o consórcio responsável pelo projeto, liderado pela Odebrecht, poderá instalar o canteiro de obras, iniciar a pavimentação dos acessos e cercar o terreno de 52 hectares que abrigará a arena.

Mesmo com os atrasos ocorridos - a previsão inicial era de começar as obras em fevereiro deste ano -, o governo de Pernambuco garante que o estádio, com capacidade para 46 mil espectadores, será entregue em dezembro de 2012, conforme acordado com a FIFA. A agência lembrou, entretanto, que o projeto, orçado em R$ 464 milhões, ainda terá que receber as licenças de instalação e operação.

Apesar do nome, a Arena Recife será erguida do município de São Lourenço da Mata, distante 25 quilômetros da capital pernambucana. Para garantir acesso, o Metrô do Recife será levado até as proximidades do estádio.

"O projeto foi desenvolvido para tornar o novo estádio uma das referências do país, seguindo os mais rigorosos padrões internacionais para este tipo de empreendimento", afirma o arquiteto Daniel Fernandes, responsável pela construção da Arena Recife e pela reforma do Maracanã, no Rio de Janeiro. Com a autorização, Recife é a segunda das quatro cidades-sede do Nordeste a iniciar as obras para a Copa, ao lado de Salvador (BA). A reforma do Estádio Castelão, em Fortaleza (CE), ainda está em fase final de licitação. Já a construção da Arena das Dunas, em Natal (RN), ainda aguarda o lançamento do edital, o que deve ocorrer até o final deste mês, segundo o governo potiguar.

(Murillo Camarotto | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host