UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 09h27

Número de pedidos de falência em julho é o menor desde 2005

SÃO PAULO - O número de pedidos de falência de empresas constatado no mês passado é o menor para meses de julho desde a introdução da Nova Lei de Falências, em 2005. De acordo com a Serasa Experian, no período, foram registrados 177 requerimentos e 53 decretos de falências no país.

Na comparação anual, todos os indicadores caíram, com destaque para as falências decretadas, que recuaram 20,9%. Na avaliação da Serasa, os bons resultados refletem o momento econômico positivo vivido pelo país. A situação das micro e pequenas empresas, no entanto, merece destaque. Dos 177 pedidos de falência, 112 foram de companhias desse segmento. Quanto às falências decretadas, houve 50 decretos de micro e pequenas empresas, dois de médias, e apenas um de empresa de grande porte. "Em ambiente de juros em alta e prazos mais longos de financiamento, elas não conseguem competir com os outros portes na conquista do consumidor", analisa a pesquisa.

Quando se trata de recuperação judicial, a Serasa observa que é recorrente a presença empresas setoriais como exportadoras e companhias dependentes de algumas commodities, que têm dificuldades em alcançar o mercado externo em crise.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host