UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/08/2010 - 13h07

Vale deve manter sistema trimestral de reajustes do minério de ferro

RIO - A Vale não estuda uma possível mudança do recém criado sistema trimestral de reajustes do minério de ferro para um modelo que contemple mudanças mensais de preço. De acordo com o diretor presidente da mineradora, Roger Agnelli, o atual sistema está funcionando de forma positiva, com todos os contratos sendo honrados.

"Não estamos pensando em nada disso agora. Está bom do jeito que está. Os clientes já tiveram grande dificuldade de transformar de anual para trimestral. Agora está sem problema, tranquilo, com contratos cumpridos", disse Agnelli, que participou de evento promovido pela Standard & Poor ' s no Rio de Janeiro.

O executivo afirmou ainda que os projetos da empresa para produção de fertilizantes que entrarão em operação até 2016 garantirão o suprimento do mercado brasileiro. Agnelli disse ainda que a única questão pendente no setor é a discussão, com a Petrobras, sobre a renovação da concessão da mina de Taquari-Vassouras, em Sergipe, que produzi 750 mil toneladas anuais de potássio.

"Até 2016 os projetos da Vale garantem o suprimento total para o Brasil e ainda sobra para outros mercados. Vamos tocar, independentemente de Taquari-Vassouras, que é a única mina de potássio do Brasil", frisou Agnelli. "Não nos cobre porque não aumenta o investimento no Brasil em potássio", acrescentou.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host