UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/08/2010 - 18h13

Devolução de cheques recua 0,87% em julho, aponta Equifax

SÃO PAULO - O volume de cheques sem fundo no país recuou 0,87% de junho para julho, de acordo com balanço divulgado pela Equifax, empresa que processa dados utilizados na análise de risco de crédito. No total, foram registradas 1,603 milhão de devoluções de cheques, 30,74% abaixo do volume de um ano antes.

Por outro lado, houve no mês passado um crescimento de 19,7% no número de títulos protestados, na comparação mensal. No entanto, em relação a julho de 2009, o volume de protestos (754,604 mil) mostrou queda de 10,44%.

Em nota, Alcides Leite, consultor da Equifax, diz que o resultado pode ter relação com o aumento dos juros no mercado, o que encareceu o custo da dívida. No entanto, ele pondera que apenas os resultados dos próximos meses poderão confirmar essa tendência.

Já a menor inadimplência em cheques é atribuída à melhora da renda familiar, junto com o crescimento na utilização dos cartões de pagamento. Segundo o consultor, a tendência é de que os meios eletrônicos de pagamento sejam cada vez mais utilizados, contribuindo para reduzir os índices de devolução de cheques nos próximos anos.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host