UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/08/2010 - 12h35

Fazenda prevê que PIB crescerá a uma média de 5,7% até 2014

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer a uma média anual de 5,7% entre 2010 e 2014, de acordo com as previsões do Ministério da Fazenda. A projeção consta da publicação "Economia Brasileira em Perspectiva", elaborada pela equipe do ministério a cada dois meses. A previsão para o aumento do PIB neste ano manteve-se estável perante a edição anterior, em 6,5%, puxado pelo aumento no consumo das famílias.
Se a taxa de 6,5% se concretizar, o PIB per capita - ou seja, o valor do PIB por habitante - será de R$ 17,3 mil neste ano. O Ministério calcula uma expansão de 29,6% nas exportações, de 20,4% nos investimentos produtivos (representados pela Formação Bruta de Capital Fixo) e de 6,6% no consumo das famílias em 2010.

Parte desse consumo será reflexo do crescimento da renda da população. O ministério diz que, em 2010, haverá 103 milhões de pessoas na chamada classe C e lembra que o poder de compra das classes C e D já supera o da classe B. "Tal dinâmica reflete as condições favoráveis da macroeconomia para as camadas de menor renda, a saber, o aumento do salário mínimo, o controle da inflação, a geração de empregos, os benefícios sociais, como o Programa Bolsa Família", diz o documento.

(Paula Cleto | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host