UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2010 - 14h35

EPE e Eletronuclear avaliam locais para construção de usinas nucleares

SÃO PAULO - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Eletronuclear assinaram hoje um acordo de cooperação técnica para realização de estudos sobre quais locais do país teriam condições de abrigar novas usinas nucleares.
O trabalho complementará um estudo de seleção de áreas feito pela Eletronuclear na região Nordeste. O novo estudo deverá abranger também as regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste.

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, afirmou que a parceria será importante para a execução dos estudos de planejamento relacionados à expansão da geração nuclear no país.

"Como o potencial hidrelétrico brasileiro, que atualmente é a nossa prioridade, começa a se esgotar dentro de aproximadamente 20 anos, a energia nuclear passará a ser uma boa opção para a expansão do parque gerador nacional, complementada por fontes alternativas como a eólica e a biomassa", avalia o presidente da EPE.

A necessidade de expansão do parque nuclear nas próximas décadas foi apontada em 2007, no Plano Nacional de Energia (PNE 2030). Além de Angra 3, cuja construção foi retomada no final do ano passado, identificou-se a necessidade de mais quatro usinas até 2030, com potência instalada de 1.000 MW cada.

(Téo Takar | Valor)
Hospedagem: UOL Host