UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2010 - 13h50

Faturamento do varejo bate recorde no Rio, diz Fecomércio

RIO - O comércio varejista do Rio de Janeiro fechou junho com o melhor primeiro semestre desde 2002, quando começou a série pesquisada pela Fecomércio-RJ. Entre janeiro e junho, o faturamento do setor subiu 2,5%, contra um crescimento de 2,6% no ano passado.

"Além do primeiro semestre de 2009 ter sofrido com os efeitos da crise, configurando uma base de comparação mais fraca, a evolução consistente do emprego e da renda, além das melhores condições de crédito, contribuíram para que o desempenho do comércio nos seis primeiros meses de 2010 fosse o melhor dos últimos nove anos", disse, em nota, o superintendente de economia e pesquisas da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes.

Todos os cinco segmentos pesquisados pela Fecomércio-RJ apresentaram alta no semestre. O faturamento de bens duráveis subiu 1,3% depois de cair 1,6% nos seis primeiros meses do ano passado. Dentro do grupo, a maior alta, de 3,6%, ficou com as lojas de departamentos.

Já os bens semiduráveis viram o faturamento crescer 1,8%, puxado pela Copa do Mundo, que estimulou as vendas de camisas e acessórios. Com isso, o vestuário apresentou avanço de 1,7% no faturamento.

Os bens não duráveis, impulsionados pelos bons indicadores de emprego e renda, viram o faturamento subir 4,4%. Já os combustíveis e lubrificantes registraram avanço de 4,3% no faturamento, enquanto o comércio automotivo viu a receita subir 0,1%.

(Rafael Rosas | Valor)
Hospedagem: UOL Host