UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2010 - 16h43

Rio Maguari tem menor preço para construir barcos do Promef Hidrovia

RIO - O Consórcio Rio Maguari, formado pelo Estaleiro Rio Maguari, SS Administração e Estre Petróleo, apresentou o menor preço entre as cinco outras propostas para construção de 20 comboios e barcaças para a Transpetro, no programa batizado de Promef Hidrovia.
Apesar do melhor preço do Rio Maguari, o vencedor da licitação só será definido depois da análise técnica das propostas e da negociação de preços para a comissão de licitação da estatal.

A estatal recebeu ofertas de 15 empresas, reunidas em seis consórcios. Depois do Rio Maguari, ficaram os preços dados pelo Consórcio Estaleiros Unidos do Rio Tietê, formado por SPI Astilleros e Superpesa Industrial; Consórcio Intecnial e NM Engenharia e Construções; Consórcio Concordia Shipyards BV e Mendes Junior; Consórcio Egesa Engenharia, Estaleiro Heromaio e Navegação Guarita; e Consórcio Estaleiro de Construção Naval Arealva, MPG Shipyard e CMI Construções Metálicas ICEC.

A frota de 20 comboios começará a ser entregue em 2012, com o objetivo de transportar pela hidrovia Tietê-Paraná o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste para a Refinaria de Paulínia (Replan) e, de lá, por dutos, para diversos terminais, incluindo os de São Sebastião, em São Paulo, e de Ilha D'Água, no Rio de Janeiro, de onde será possível exportar o produto.

"A redução de custo de logística permitida pelo modal hidroviário possibilitará ao etanol brasileiro disputar mercados internacionais de forma mais competitiva", diz a nota divulgada pela Transpetro.

O projeto da Hidrovia Tietê-Paraná, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê que, a partir de 2013, a Transpetro faça o transporte fluvial de etanol.
A operação demandará a construção de 20 empurradores e de 80 barcaças. Cada comboio será formado por quatro barcaças e um empurrador, com capacidade para transportar 7,6 milhões de litros. Quando totalmente operacional, o volume anual transportado deverá chegar a 4 bilhões de litros.

(Rafael Rosas | Valor)
Hospedagem: UOL Host