UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 13h11

Braços de fidelização de TAM e LAN também podem se integrar no futuro

SÃO PAULO - As duas companhias ainda não iniciaram as conversas nesse sentido, mas a integração entre a brasileira TAM e a chilena LAN - cujo plano de fusão foi anunciado na sexta-feira - tem a possibilidade de evoluir para esfera de seus programas de fidelização.

"Não nos comprometemos que isso vai ocorrer, mas é uma grande oportunidade de se ter um programa na América Latina", disse hoje o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, durante teleconferência com analistas sobre as demonstrações financeiras do segundo trimestre e o acordo com a empresa chilena.

De acordo com o executivo, a operação "faz sentido", mas ainda depende de um estudo mais amplo sobre como seria a integração da Multiplus - braço da TAM na área de programas de fidelização - com o LANPASS, programa gerenciado pelos chilenos.

Empresa resultante de uma reestruturação societária na TAM, a Multiplus tem buscado uma atuação cada vez mais independente da empresa aérea. Em fevereiro, fez uma abertura de capital que levantou R$ 622 milhões em recursos líquidos.

Já em maio, o executivo Eduardo Gouveia assumiu a presidência da companhia no lugar de Barroso, que acumulava o posto interinamente. Ainda neste mês, a equipe da Multiplus deverá mudar para um novo escritório na zona sul de São Paulo, desocupando a área dividida com os funcionários da TAM na sede da empresa aérea no aeroporto de Congonhas.

Segundo a TAM, apesar de a fusão com a LAN significar o fechamento de capital da empresa aérea, a Multiplus seguirá listada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Durante o evento com os analistas, Barroso assinalou que ser uma grande empresa latino-americana está entre as metas da Multiplus e que a fusão com a LAN vai dar à subsidiária acesso a todas as regiões operadas pelos chilenos. "A possibilidade para a Multiplus é maior que o Chile. É para todos os países onde a LAN tem presença", afirmou o executivo.

(Eduardo Laguna | Valor)
Hospedagem: UOL Host