UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 07h46

Inflação anual na zona do euro avança para 1,7% em julho

SÃO PAULO - A inflação anual na zona do euro avançou para 1,7% em julho, informou nesta segunda-feira a agência oficial de estatísticas da região, Eurostat. No mês anterior, ainda no comparativo anual, o indicador de preços ao consumidor mostrou elevação de 1,4%. Já na comparação entre julho e junho, os preços apresentaram deflação de 0,3%.

Na União Europeia, a inflação anual foi de 2,1%, acima da valorização de 1,9% apurada no comparativo anual do mês anterior. Na passagem mensal, por sua vez, constatou-se retração nos preços de 0,2%.

Os números vieram em linha com as projeções divulgadas pela Eurostat no fim do mês passado. Os itens que mais contribuíram para a alta anual dos preços no período foram transportes (4,5%), álcool e tabaco (3,3%) e habitação (2,7%), enquanto as menores taxas foram observadas nos segmentos de comunicação (-0,8%), recreação e cultura (-0,3%) e equipamentos domésticos (0,5%).

Na análise por país, as menores taxas anuais foram observadas entre Irlanda (-1,2%), Letônia (-0,7%) e Eslováquia (1%). Em tendência oposta, a inflação anual foi mais expressiva na Romênia (7,1%), na Grécia (5,5%) e na Hungria (3,6%).

(Ana Luísa Westphalen | Valor)
Hospedagem: UOL Host