UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 12h12

Petrobras vai cumprir plano de investimentos, garante Gabrielli

SÃO PAULO - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que a estatal não deverá encontrar problemas para cumprir o seu plano de investimentos de R$ 88,7 bilhões para este ano, apesar de no primeiro semestre só terem sido aplicados R$ 38 bilhões.

"Tradicionalmente, o investimento nosso no segundo trimestre é maior que o primeiro", frisou Gabrielli, que participou de evento promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).

Na avaliação de Gabrielli, a capitalização prevista para setembro não terá como objetivo financiar os projetos de curto prazo, mas permitir que a companhia aumente a capacidade de alavancagem. De acordo com ele, o momento dos mercados não deve atrapalhar o processo de capitalização.

"A economia mundial não aponta nenhum grande problema para a capitalização. Não vejo nenhum problema no mercado. O mercado tem liquidez para projetos bons", afirmou.

O executivo também ressaltou que não há gargalos para cumprimento das metas de conteúdo nacional nas encomendas da companhia. Segundo Gabrielli, a potencial restrição está na velocidade do crescimento da capacidade da indústria, a depender da demanda. Neste sentido, o presidente da estatal afirmou que há sempre a possibilidade de ajustar os mais de 700 projetos em andamento na companhia.

"Não há risco de atraso. A indústria está se capacitando. Não acredito que terá problema com o conteúdo nacional", disse Gabrielli.

(Rafael Rosas | Valor)
Hospedagem: UOL Host