UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 17h05

Plínio é o primeiro presidenciável a se cadastrar no site Ficha Limpa

SÃO PAULO - O candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) foi o primeiro presidenciável a se cadastrar no site Ficha Limpa, lançado no final de julho pelo Instituto Ethos, a Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI) e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Plínio já havia feito a solicitação para se inscrever no site. No entanto, contratempos com a documentação impediram que a adesão ocorresse antes. Hoje, o Ethos e as organizações que integram o movimento Ficha Limpa encaminharam cartas aos presidenciáveis questionando o fato dos candidatos ao Palácio do Planalto não terem se cadastrado no site.

Para fazer parte da lista, o candidato deve informar o registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e documento declaratório de que não há condenações em outros Estados pelos crimes listados na lei da Ficha Limpa.

Também é preciso atestar um documento declaratório de que não renunciou a mandato para evitar cassação e termo de compromisso que disponibiliza endereço eletrônico para o acesso público com prestação de contas informando doadores, valores recebidos e gastos realizados na campanha.

O site foi inaugurado no dia 29 de julho. Com a adesão hoje de Plínio e do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), são 37 políticos inscritos, sendo dois candidatos a governos estaduais, seis para o Senado, um para a Presidência e 28 para a Câmara dos Deputados. Com oito cadastrados, o PSOL é o partido com maior número de candidatos no site.

(Fernando Taquari | Valor)
Hospedagem: UOL Host