UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 18h16

Preço do barril para cessão onerosa será definido até dia 23

BRASÍLIA - No próximo dia 23 será definido o preço final do barril de petróleo extraído do pré-sal que será utilizado no processo de cessão onerosa à Petrobras. A informação foi dada hoje pelo ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann.

Segundo ele, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem até quinta-feira (19) para anunciar o preço cálculo pela empresa certificadora contratada para avaliar as reservas da União no pré-sal.

Para se chegar ao preço final do barril na cessão onerosa, o valor que será divulgado pela ANP será confrontado com o preço a ser proposto pela Petrobras, que também contratou uma certificadora para as reservas.

Ao ser questionado se haveria distorção entre os dois preços, o ministro afirmou que desconhece qualquer valor divulgado previamente a respeito das reservas. O processo, que resultará na capitalização da Petrobras, depende da precificação do barril. O mercado estima que a operação será uma das maiores do mercado de capitais global, entre US$ 60 bilhões e US$ 100 bilhões.

(Rafael Bitencourt | Valor)
Hospedagem: UOL Host