UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 17h54

Wall Street fecha sem direção, com dúvidas sobre expansão da economia

SÃO PAULO - As bolsas de valores dos EUA fecharam sem tendência comum nesta segunda-feira. Os investidores analisaram notícias corporativas e indicadores que geraram dúvidas sobre a recuperação da economia global.

O índice Dow Jones perdeu 0,01%, aos 10.302 pontos. No campo positivo ficaram o índice Nasdaq, com alta de 0,39%, aos 2.182 pontos, e o S & P-500, com pequeno ganho de 0,01%, aos 1.079 pontos.
Logo pela manhã, os agentes receberam dados que mostraram que a economia do Japão desacelerou fortemente no segundo trimestre. Entre abril e junho, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu apenas 0,4% em relação ao mesmo período de 2009, sendo que no primeiro trimestre, a economia japonesa havia avançado 4,4%.

Não foi suficiente para impulsionar as negociações o indicador Empire State Manufacturing de Nova York, que mostra as condições para a indústria de transformação na região. O índice subiu 2 pontos de julho para agosto, de 5,1 para 7,1 pontos. Leituras acima de zero significam que a maioria das empresas consultadas avalia que os negócios estão melhorando.

No âmbito corporativo, os destaques desta sessão ficaram por conta de aquisições no setor de tecnologia. A fabricante americana de microcomputadores e servidores Dell anunciou hoje a aquisição da 3PAR, empresa especializada em soluções para armazenamento virtual de dados, por US$ 1,15 bilhão em dinheiro. As ações da empresa recuaram 0,4%.
A Intel, por sua vez, afirmou que vai comprar uma linha de produtos da Texas Instruments. A empresa não forneceu valores da negociação e suas ações avançaram mais de 1,6%.
(Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)
Hospedagem: UOL Host