UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 16h42

Citi aposta em vitória de Dilma no primeiro turno

SÃO PAULO - Assim como já apontam as pesquisas eleitorais, a equipe de análise do Citigroup acredita que as eleições presidenciais serão decididas no primeiro turno, com a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT).

Em relatório enviado a clientes, a instituição ressaltou que mudou sua opinião e apontou a divulgação da última pesquisa Datafolha, na sexta-feira passada (13), que mostrou que Dilma lidera a disputa, com 41% das intenções de voto.

Já o candidato do PSDB, José Serra, tem 33% das preferências, enquanto Marina Silva, do PV, tem 10%.

Com base nas eleições anteriores, o Citigroup observou que o início do horário eleitoral gratuito, que começa hoje no rádio e na televisão, costuma ter um pequeno efeito nas indicações de votos.

Segundo a instituição, os líderes nas pesquisas costumam manter suas posições após o início da campanha na TV e no rádio, durante o primeiro turno.

O Citigroup ainda apontou que a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha tem sido notória e que ainda deve aumentar ao longo do tempo.

"O presidente Lula tem se esforçado bastante para ligar sua imagem à da Dilma, com o objetivo de transferir um pouco de sua popularidade a ela", comentou.

Entre os aspectos econômicos citados, o Citigroup afirmou que a desaceleração econômica no segundo trimestre de 2010 foi temporária e que as condições do mercado de trabalho continuaram a melhorar, enquanto o consumo retomou a tendência ascendente, de acordo com os últimos resultados das vendas no varejo.

Pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem também mostrou que Dilma poderia vencer a disputa pela presidência no primeiro turno. De acordo com o instituto, se forem contabilizados somente os votos válidos, Dilma aparece com 51% das intenções de voto. José Serra, candidato do PSDB, tem 38%, nesse cenário, seguido por Marina Silva, do PV, com 10%.

(Beatriz Cutait | Valor)
Hospedagem: UOL Host