UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 08h31

Confiança do investidor alemão diminui em agosto

SÃO PAULO - Preocupações sobre uma eventual desaceleração econômica global levaram a confiança do investidor na Alemanha a sua quarta queda em agosto. Segundo pesquisa do instituto ZEW, o indicador recuou de 21,2 pontos em julho para 14 pontos este mês, abaixo da média histórica de 27,3 pontos.

Apesar do desenvolvimento dinâmico da economia alemã durante o segundo semestre, a queda no indicador de confiança mostra que os investidores não projetam uma continuidade desse bom desempenho para este semestre. Há receios sobre a extrema dependência da Alemanha por exportações e também sobre a recuperação de outras economias, como a dos países da zona do euro e a dos Estados Unidos.

"Considerando que o crescimento econômico mundial perca dinamismo, a euforia sobre o desenvolvimento de alguns segmentos faz o mercado financeiro se sentir desconfortável", conclui o estudo.

A avaliação sobre o cenário econômico atual, no entanto, apresentou melhora entre julho e agosto, avançando de 14,6 pontos para 44,3 pontos. Na pesquisa foram ouvidos 284 analistas e investidores entre os dias 26 de julho e 16 de agosto.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)
Hospedagem: UOL Host