UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 08h33

Déficit em conta corrente na zona do euro cai fortemente em junho

SÃO PAULO - O déficit em conta corrente na zona do euro apresentou forte queda em junho, informou o Banco Central Europeu (BCE) nesta terça-feira. A região que engloba os 16 países que adotam a moeda comum registrou saldo negativo de 4,6 bilhões de euros no sexto mês deste ano, já considerados os ajustes sazonais. Em maio, o déficit em conta corrente foi de 7,4 bilhões de euros (dado revisado).

Embora o déficit em transações correntes tenha subido de 7,6 bilhões de euros para 7,8 bilhões de euros entre maio e junho, o saldo negativo na linha de rendimentos foi reduzido de 6 bilhões de euros para 1,6 bilhão de euros. O resultado de junho ainda foi atenuado pelo superávit de 2,6 bilhões de euros na conta de bens e de 2,2 bilhões de euros na de serviços.
No acumulado de 12 meses, ajustado sazonalmente, o déficit em conta corrente é de 45,1 bilhões de euros, que corresponde a cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro. Em junho do ano passado, o déficit acumulado em 12 meses em conta corrente era mais que o triplo do valor atual, somando 147,9 bilhões de euros.

A redução, segundo o BCE, deu-se, principalmente, devido à contabilidade de bens, que passou de déficit de 10,2 bilhões de euros para superávit de 45,2 bilhões de euros; ao crescimento do superávit em serviços, que passou de 29,7 bilhões para 35,6 bilhões de euros; e à redução dos déficits em rendimentos (de 70,2 bilhões para 34,5 bilhões de euros) e em transferências correntes (de 97,2 bilhões para 91,3 bilhões de euros).

(Francine De Lorenzo | Valor)
Hospedagem: UOL Host