UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 13h51

Geithner quer reforma estrutural para Fannie Mae e Freddie Mac

SÃO PAULO - O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, destacou hoje a necessidade de uma "reforma fundamental" na estrutura das instituições do mercado hipotecário Federal National Mortgage Association (Fannie Mae) e Federal Home Loan Mortgage Corporation (Freddie Mac), empresas as quais o governo americano já gastou mais de US$ 148 bilhões em ajudas financeiras durante a crise do mercado imobiliário nos Estados Unidos.
O secretário discursou em conferência nesta terça-feira sobre a reestruturação do mercado de hipotecas americano no Departamento do Tesouro. Segundo Timothy Geithner, "reformar esse sistema é um dos problemas de política econômica mais importantes e mais complicados enfrentados por nosso país", afirmou.

Geithner afirmou que é de responsabilidade do atual governo criar um sistema que não seja vulnerável a novas falhas. O secretário, no entanto, não chegou a sugerir uma solução estratégica para Fannie Mae e Freddie Mac.

Durante seu discurso, Geithner afirmou que as empresas Fannie Mae e Freddie Mac não são as únicas causadoras da crise, mas que a falta de critério na concessão de crédito por parte das empresas aumentou a dimensão da turbulência. No total, a crise do mercado imobiliário de 2008 originou perdas de cerca de US$ 11 trilhões.

(Ana Luísa Westphalen | Valor, com agências internacionais)
Hospedagem: UOL Host