UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 16h29

Presidenciáveis destacam biografias na primeira propaganda gratuita

SÃO PAULO - Considerado a grande aposta dos candidatos à Presidência da República, o horário eleitoral gratuito começou a ser veiculado nesta terça-feira. Durante os 25 minutos que durou a propaganda na TV, os principais candidatos procuraram destacar suas biografias. A única exceção ficou por conta do programa de Marina Silva (PV), que utilizou imagens da Terra para mostrar os riscos ao meio ambiente provocados pelo aquecimento global, que farão com que cidades litorâneas desapareçam pelo degelo dos pólos e a elevação dos mares.

A propaganda eleitoral de Dilma Rousseff (PT) destacou a entrada da candidata no movimento estudantil, assim como, sua prisão na década de 70, fruto do endurecimento do regime militar. A inserção também descreve a experiência de Dilma em cargos públicos. Principal cabo eleitoral da candidatura petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em dois momentos. No primeiro, na convenção nacional do PT, defendendo o nome de Dilma para a sua sucessão. Em uma outra ocasião, lembra como conheceu a ex-ministra da Casa Civil. O programa ainda traz depoimentos de pessoas próximas de Dilma. A propaganda de José Serra (PSDB) também registrou a biografia do tucano, com relatos da infância modesta, passando pelo período de líder estudantil até a época em que ele ocupou os Ministérios do Planejamento e da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Ao comentar o tempo em que Serra governou a Prefeitura de São Paulo e o Estado, o programa ressaltou ações do tucano nas áreas de saúde e educação. Serra evitou críticas ao atual governo federal e reconheceu que houve avanços em alguns setores. No entanto, disse que o país ainda precisa melhorar em outras áreas. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) foi pela mesma linha ao explorar sua biografia. O programa lembrou de sua atuação como deputado federal nos anos 60 e como parlamentar constituinte. Além disso, Sampaio frisou que teve papel importante na formulação da política de reforma agrária do PT.

(Fernando Taquari | Valor)
Hospedagem: UOL Host