UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/08/2010 - 16h09

Ao lembrar da crise global, Dilma acusa Serra de estar desatualizado

SÃO PAULO - Em meio ao debate entre os presidenciáveis, a candidata do PT, Dilma Rousseff, acusou o adversário José Serra (PSDB) de estar desatualizado. A observação ocorreu após o tucano ter mencionado uma entrevista em que Dilma teria dito que não considera a carga tributária brasileira tão alta quando comparada com outros países emergentes.
Segundo Serra, além dos impostos altos, o país ocupa uma das últimas posições no ranking de investimentos. "Dizendo que seria média, eu diria até que havia uma certa satisfação (de Dilma). O Brasil tem a maior carga tributária do mundo em desenvolvimento, disparado", disse.

Foi, então, que Dilma declarou que o adversário estava desatualizado. "Eu acho estranho. Acredito que esse número seja bastante antigo. A última vez que você o mencionou, eles eram de 2008. Então, é bom você atualizar esse número e ver se o que diz tem consistência", afirmou a ex-ministra da Casa Civil.
Ao defender o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma lembrou que a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros e a linha branca foi fundamental para economia continuar funcionando.
"Acho que você teve uma visão errada da crise. Você supôs que seria mais profunda do que foi. Seria se, a gente tivesse utilizado os padrões que estavam vigentes no governo de Fernando Henrique Cardoso. Quando vinha crise, o real estava indexado ao dólar e a economia quebrava", atacou a petista.

(Fernando Taquari | Valor)
Hospedagem: UOL Host