UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/08/2010 - 08h03

BHP pretende levar proposta pela Potash diretamente a acionistas

SÃO PAULO - A mineradora anglo-australiana BHP Billiton pode levar a oferta de quase US$ 40 bilhões em dinheiro diretamente aos acionistas para ter a Potash Corporation of Saskatchewan, um dia depois de a fabricante canadense de fertilizantes rejeitar a aproximação.

Ontem, a BHP reafirmou seu interesse pela Potash, relacionado com uma possível aquisição da empresa ao preço de US$ 130 por ação ordinária. Na mesma ocasião, o conselho da PotashCorp avisou não concordar em se engajar nas discussões.

"Acreditamos firmemente que os acionistas da PotashCorp vão achar a oferta em dinheiro muito atraente e, por isso, decidimos levar a proposta diretamente a esses acionistas", destacou o chairman da BHP, Jac Nasser, em nota.

A mineradora lembrou que, no dia 12 de agosto, o executivo-chefe da BHP, Marius Kloppers, apresentou uma proposta ao presidente e executivo-chefe da PostashCorp, William J. Doyle, para combinar as duas companhias. Doyle disse que a PotashCorp não estava à venda e que não tinha interesse em negociar.

A BHP explicou em nota em sua página eletrônica que a aquisição da empresa canadense vai acelerar sua entrada na indústria de fertilizantes e é consistente com seu plano de tornar-se uma líder global de minério de potassa.

(Juliana Cardoso | Valor)
Hospedagem: UOL Host