UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/08/2010 - 14h53

Bolsas europeias recuam com oferta da BHP e balanço fraco da Vestas

SÃO PAULO - As bolsas europeias devolveram nesta quarta-feira parte dos ganhos acumulados ontem. Diante da fraca agenda de indicadores, os investidores ficaram atentos a notícias corporativas, como a oferta da BHP pela produtora de insumos para fertilizantes Potash.

Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,89%, para 5.303 pontos; em Paris, o CAC 40 caiu 0,41%, para 3.648 pontos; e em Frankfurt, o DAX perdeu 0,32%, para 6.186 pontos.

A mineradora anglo-australiana BHP Billiton planeja apresentar a oferta de quase US$ 40 bilhões em dinheiro diretamente aos acionistas da Potash Corporation of Saskatchewan, um dia depois que o conselho da fabricante canadense de fertilizantes rejeitou a aproximação. Ontem, a BHP reafirmou seu interesse pela Potash, com uma possível aquisição da empresa ao preço de US$ 130 por ação ordinária. Na mesma ocasião, o conselho da PotashCorp avisou não concordar em se engajar nas discussões. As ações da BHP caíram 3,4%, enquanto os papéis da Potash avançaram 2,6%.

O destaque negativo do dia ficou com as ações da Vestas, que despencaram 23% depois que a companhia de energia eólica apresentou prejuízo de 119 milhões no trimestre, muito superior à perda de 7,3 milhões esperada por analistas.

Entre as poucas notícias econômicas do dia, o Banco da Inglaterra manteve a taxa de juros em 0,5% após oito votos a favor e um contra, revelou hoje a ata do encontro. Um dos membros defendeu um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa.
A produção do setor de construção na zona do euro mostrou expansão de 2,7% em junho na comparação com o mês anterior. Já em relação a junho do ano passado, o segmento registrou crescimento de 3,1%. Na União Europeia, o aumento na produção foi mais expressivo, de 3,5% ante maio e de 5,4% na comparação anual.

Nos Estados Unidos, os pedidos de hipotecas avançaram 13% na segunda semana de agosto. Uma semana antes, houve avanço de apenas 0,6%.

(Téo Takar | Valor, com agências internacionais)
Hospedagem: UOL Host