UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/08/2010 - 14h08

Lenovo retoma lucratividade e conquista 10,2% do mercado de PCs

SÃO PAULO - A fabricante chinesa de computadores Lenovo apresentou lucro líquido de US$ 54,86 milhões (com ganho de US$ 0,57 por ação) entre abril e junho deste ano, revertendo um prejuízo de US$ 16 milhões registrado em igual período de 2009.

As vendas da empresa somaram US$ 5,1 bilhões no período equivalente ao primeiro trimestre fiscal da companhia, encerrado em 30 de junho, o que representa um avanço de 49,6% em relação ao volume de US$ 3,4 bilhões vendido no mesmo trimestre do ano passado.

De acordo com a fabricante, a recuperação na demanda global no trimestre ajudou a empresa a alcançar uma "participação de mercado histórica em 10,2%" no período. "Durante o primeiro trimestre, a Lenovo alcançou, pela primeira vez, uma participação mundial de dois dígitos no mercado", destacou a companhia em seu comunicado.

Entre abril e junho, as vendas de PCs da Lenovo cresceram 48,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa mais do que o dobro da taxa de crescimento do mercado mundial (20,9%) no período, compara a companhia.

A retomada da lucratividade da Lenovo se deve, especialmente, às vendas na China, que saltaram 50% em um ano, somando US$ 2,5 bilhões entre abril e junho e representaram 48,7% da receita da empresa no último trimestre. Com o resultado, a fabricante consolidou sua liderança no mercado chinês de PCs com 28,7% de participação em junho.

As vendas consolidadas em mercados emergentes somaram US$ 821 milhões no trimestre. A oferta de PCs aumentou 69% entre abril e junho, na comparação anual. "A Lenovo aumentou significativamente a sua atividade na Rússia, Índia e na América Latina, entre outros, e como resultado, viu a sua participação de mercado em toda a região aumentar 1,4 ponto ano a ano", ressaltou a empresa.

(Daniela Braun | Valor)
Hospedagem: UOL Host