UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 13h24

Atividade econômica da França apresenta retração em agosto

SÃO PAULO - A atividade econômica privada da França recuou em agosto para o menor nível em cinco meses, informou hoje o instituto de pesquisas Markit Economics.
O índice de produção composto do país, que engloba o setor de serviços e de manufatura, registrou retração para 59 pontos, ante 59,7 pontos na leitura anterior.

Segundo o levantamento, o índice de atividade do setor de serviços recuou de 61,1 pontos para 59,9 pontos em agosto. Já o índice de produção industrial avançou, de 56,7 pontos para 57,1 pontos, a maior alta desde maio.

De acordo com a metodologia usada pelo Markit, o nível dos 50 pontos marca a estabilidade do setor. Pontuação superior a este patamar representa expansão, enquanto inferior, indica contração da atividade.

Ainda segundo o levantamento, o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor industrial avançou para 54,7 pontos em agosto, ante 53,9 pontos na leitura anterior, com destaque para a alta nos preços das matérias primas.

A expectativa dos empresários para o futuro ainda é positiva, sobretudo no setor de serviços, segundo a pesquisa. Os entrevistados apontaram um aumento nas oportunidades de negócio e esperam uma melhora da situação econômica global nos próximos 12 meses.

"Apesar do índice de produção composto ter recuado para o menor nível desde março, o crescimento mais forte dos novos negócios e das encomendas indicam que a recuperação da França permanece robusta", pondera o instituto.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)
Hospedagem: UOL Host