UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 09h39

Ibovespa deve seguir trajetória externa e iniciar pregão no azul

SÃO PAULO - Após dois pregões de perdas no Brasil e nos Estados Unidos, as bolsas da região apontam para uma abertura positiva nos negócios iniciais da semana.

Por aqui, a sinalização parte do Ibovespa futuro que, há pouco, subia 0,50% e marcava 68.030 pontos.

Na sexta-feira passada, o Ibovespa teve desvalorização de 0,31%, aos 66.677 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 4,3 bilhões.

Na última semana, o índice registrou alta de 0,62% mas, no mês, ainda acumula baixa de 1,24%.

O pregão desta segunda-feira conta com uma agenda fraca de indicadores. Nos Estados Unidos, destaque apenas para uma pesquisa do Federal Reserve (Fed) de Chicago.

Na Europa, levantamento da empresa de pesquisas Markit Economics mostrou que a recuperação da economia na zona do euro perdeu fôlego em agosto. Os investidores aguardam a divulgação do índice de confiança do consumidor na zona do euro.

Pela manhã, os índices futuros americanos e o mercado europeu operavam no azul.

Na Ásia, as principais bolsas iniciaram a semana no vermelho. No Japão, o índice Nikkei 225, da bolsa de Tóquio, recuou 0,68%; em Xangai, o Shanghai Composite caiu 0,11%; e, em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 0,44%.

No campo corporativo, o Conselho de Diretores da Potash Corporation of Saskatchewan Inc. votou por unanimidade pela rejeição da oferta não solicitada feita pela BHP Billiton para adquirir as ações em circulação da PotashCorp.

O conselho da empresa canadense recomendou que os acionistas também rejeitem a oferta da anglo-australiana BHP.

A Postash observou que, desde 12 de agosto, quando a BHP fez sua primeira aproximação, têm trabalhado para avaliar uma série de opções que possam elevar o valor do acionista. Informa que foi abordada e iniciou contato com uma série de "terceiras partes que manifestaram interesse em considerar transações alternativas".

(Beatriz Cutait | Valor)
Hospedagem: UOL Host