UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 08h30

Potash rejeita BHP e diz ter sido abordada por outros interessados

SÃO PAULO - O Conselho de Diretores da Potash Corporation of Saskatchewan Inc. votou por unanimidade pela rejeição da oferta não solicitada feita pela BHP Billiton para adquirir as ações em circulação da PotashCorp por US$ 130 o papel em dinheiro. Consta do comunicado distribuído nesta segunda-feira que o conselho da empresa canadense recomendou que os acionistas também rejeitem a oferta da anglo-australiana BHP.

A Postash observou que, desde 12 de agosto, quando a BHP fez sua primeira aproximação, têm trabalhado para avaliar uma série de opções que possam elevar o valor do acionista. Informa que foi abordada e iniciou contato com uma série de "terceiras partes que manifestaram interesse em considerar transações alternativas".

"O Conselho de Diretores da PotashCorp é unânime em sua crença de que a oferta da BHP Billiton substancialmente subvaloriza a PotashCorp e fracassa em refletir tanto o valor de nossa posição em uma indústria vital estrategicamente e nossas perspectivas de crescimento futuro", ressaltou o executivo-chefe da companhia, Bill Doyle.

Ele informou que o conselho, ao rever os documentos da oferta formal em conexão com a proposta não solicitada da BHP, concluiu que a oferta é "completamente inadequada e não é do interesse da companhia, dos acionistas e de outros detentores de participações".

O Financial Times (FT) publicou que a chinesa Sinochem vai ficar atenta à oferta hostil da BHP pela Potash e que está interessada em "oportunidades de investimento em potássio no exterior".

Na semana passada, o Wall Street Journal (WSJ) havia reportado que alguns analistas já tinham cogitado que a Vale e a Rio Tinto seriam os compradores mais lógicos para a Potash, apesar de dúvidas quanto à obtenção de financiamento suficiente para adquirir a Potash.

(Juliana Cardoso | Valor)
Hospedagem: UOL Host