UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 12h20

Vale fecha acordo com a Libéria para escoamento da produção de Guiné

SÃO PAULO - A Vale fechou um acordo preliminar com o governo da Libéria para instalar no país um projeto de infraestrutura voltado ao escoamento da produção de minério de ferro na área de Simandou, na Guiné, onde a mineradora atua por meio de uma joint venture com a BSG Resources: a Vale BSGR. O acordo estabelece os principais termos e condições que serão incluídos em um acordo definitivo sobre o desenvolvimento, o financiamento e a operação do projeto, incluindo a manutenção e o uso de uma nova ferrovia e porto.

De acordo com a mineradora, o governo da Libéria também se comprometeu a facilitar um acordo sobre o acesso à ferrovia e infraestrutura portuária existente no país enquanto a nova infraestrutura não estiver pronta.

Em contrapartida, a mineradora se comprometeu a reconstruir a hidrelétrica de Mount Coffee no país africano. A Vale informou que o acordo definitivo ainda está sujeito às "aprovações usuais", o que inclui o aval do Congresso liberiano. O projeto na Guiné foi adquirido pela Vale no fim de abril por US$ 2,5 bilhões - montante aplicado pela mineradora na compra de 51% da BSG Resources, dona de concessões na área de Simandou.

Pelo direito de escoar a produção pela Libéria, a empresa assumiu o compromisso de renovar 660 quilômetros da ferrovia Trans-Guiné, usada para o transporte de passageiros e cargas leves.

(Eduardo Laguna | Valor)
Hospedagem: UOL Host