UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/08/2010 - 08h48

Confiança do consumidor registra nova alta em agosto, aponta FGV

SÃO PAULO - A confiança do consumidor brasileiro continua aumentando, segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou alta de 0,7%, passando de 120 pontos em julho para 120,8 pontos em agosto, já considerando os ajustes sazonais.

A FGV mostrou que os consumidores avaliam o momento atual como o mais favorável desde o início da série histórica. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 0,6% entre julho e agosto, atingindo a marca recorde de 135,7 pontos.
O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, alcançou o melhor resultado desde março de 2008, ao ter ampliação de 0,7% e passar de 112,1 pontos em julho para 112,9 pontos neste mês.

Dentre os cinco quesitos que compõem o ICC, o que mais contribuiu para o resultado de agosto mês foi o que mede o ímpeto para compras de bens duráveis. A parcela de consumidores que projetam compras maiores nos próximos seis meses subiu de 14% para 16,6%, enquanto a dos que preveem compras menores passou de 27,9% para 27,1%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

(Francine De Lorenzo | Valor)
Hospedagem: UOL Host