UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/08/2010 - 07h41

Economia da Alemanha expande-se 2,2% no segundo trimestre

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 2,2% no segundo trimestre, em relação aos três meses antecedentes, respeitando ajuste sazonal, de calendário e de preços.

A confirmação foi feita hoje pelo Departamento Federal de Estatísticas (Destatis), que reforçou que o desempenho da economia do país é idêntico àquele contemplado em pesquisa preliminar, divulgada em 13 de agosto.

"Tal crescimento trimestre nunca foi observado antes na Alemanha reunificada", sustentou o organismo em nota em sua página eletrônica. No primeiro trimestre de 2010, o PIB alemão registrou expansão de 0,5%.

No comparativo trimestral, o avanço da atividade econômica foi baseado tanto na demanda doméstica como externa. A formação de capital em máquinas e equipamentos (4,4%) assim como em construção (5,2%) tiveram alta expressiva em relação aos três meses antecedentes.

O gasto com consumo final doméstico mostrou desenvolvimento positivo. O gasto do consumidor final aumentou 0,6% em relação ao intervalo de janeiro a março, com o gasto com consumo final do governo também tendo ligeira elevação, de 0,4%.

No confronto anual, a economia da Alemanha verificou ampliação expressiva: com ajuste de preço, o PIB cresceu 4,1% de abril a junho, perante mesmo trimestre do ano anterior.

(Juliana Cardoso | Valor)
Hospedagem: UOL Host