UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/08/2010 - 17h24

Intel e Nokia criam laboratório de pesquisa de tecnologias móveis 3D

SÃO PAULO - A Intel e a Nokia, em parceria com a Universidade de Oulu, na Finlândia, anunciaram nesta terça-feira a criação do primeiro laboratório conjunto de pesquisas de novas tecnologias móveis 3D.

O Joint Innovation Center irá conduzir pesquisas relacionadas à mobilidade e à ampliação da experiência dos usuários com os aparelhos portáteis.

Uma das linhas de pesquisas irá se focar na criação de interfaces mais usuais para os consumidores e que permitam melhor uso da tecnologia de 3D, da mesma forma como os jogos eletrônicos estão usando 3D para criar aumentar a experiência dos usuários.

Outra área potencial de pesquisa se centrará no desenvolvimento de tecnologias que permitam a comunicação por celular com imagem holográfica. Ou seja, ao se comunicar com alguém, surgiria no visor do dispositivo um holograma em 3D da pessoa com quem se está falando. Esse é um aplicativo idealizado pela ficção científica, mas sem aplicação real até hoje.

"A tecnologia 3D pode mudar a forma como usamos os nossos aparelhos portáteis e tornar essa experiência muito mais imersiva", disse, por nota, Rich Green, vice-presidente sênior e CTO da Nokia. Esse laboratório irá construir as bases para o futuro da comunicação móvel, ressaltou o executivo.

"A Universidade de Oulu tem foco no desenvolvimento de soluções para telecomunicações e se tornou o local perfeito para o laboratório de inovação criado conjuntamente por Intel e Nokia", disse Justin Rattner, diretor de tecnologia da Intel e do Intel Labs. O centro será parte da rede pesquisa europeia da Intel, chamada de Intel Labs Europe.

(Tatiana Schnoor | Valor)

Hospedagem: UOL Host