UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/08/2010 - 18h51

S & P reduz nota da Irlanda para "AA-", com perspectiva negativa

SÃO PAULO - A Standard & Poor ' s (S & P) reduziu a nota de classificação de risco de crédito soberano de longo prazo da Irlanda, de "AA" para "AA-". O rating de curto prazo "A-1+" foi mantido. A perspectiva do rating é negativa.

"O rebaixamento reflete nossa avaliação de que o aumento do custo orçamentário para sustentação do setor financeiro irlandês vai enfraquecer ainda mais a capacidade fiscal do governo a médio prazo", diz o analista da S & P Trevor Cullinan, em comunicado.

Diante do recente anúncio de nova injeção de capital no Anglo Irish Bank, a agência de classificação de risco de crédito atualizou suas projeções para o país, que agora apontam que a dívida líquida do governo subirá para 113% do PIB em 2012. O número é mais de uma vez e meia superior à média das dívidas soberanas da zona do euro e bem acima das dívidas projetadas para países com rating semelhante, como Bélgica (98%, rating AA+) e Espanha (65%, AA).

A perspectiva negativa indica que um novo rebaixamento do rating poderá acontecer caso o custo fiscal de apoiar o setor bancário do país continue aumentando, ou se outros fatores econômicos adversos prejudicarem a capacidade do governo de cumprir seus objetivos fiscais a médio prazo, observa a S & P.

(Téo Takar | Valor)
Hospedagem: UOL Host