UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/09/2010 - 13h33

BCE revê para cima estimativas para crescimento do PIB da zona do euro

SÃO PAULO - O Banco Central Europeu (BCE) espera que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro tenha crescimento de 1,4% a 1,8% neste ano, em vez de 0,7% a 1,3% como o estimado anteriormente para o mesmo período.

Em 2011, a previsão é de expansão de 0,5% a 2,3%, também melhor do que o aguardado antes para o intervalo, que tinha como piso um avanço de 0,2%.

A revisão foi conhecida no mesmo dia em que a agência de estatísticas Eurostat confirmou uma expansão de 1% no PIB da zona do euro no segundo trimestre deste ano, em comparação com os três meses antecedentes.

Também foi divulgada após o BCE decidir pela manutenção da taxa de juro na zona do euro em 1%. O presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, garantiu que o banco central vai oferecer aos bancos a liquidez necessária e afirmou que a entidade não vê uma "dupla recessão", como falam alguns especialistas da área econômica nas últimas semanas.

Com relação à inflação, o BC europeu revisou ligeiramente suas estimativas para este ano e o próximo. Agora aguarda que os preços vão subir entre 1,5% e 1,7% em 2010 e 1,4% e 1,6% no calendário seguinte.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)
Hospedagem: UOL Host