UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/09/2010 - 07h34

Petrobras e Copom pautam a quinta-feira

SÃO PAULO - O pregão desta quinta-feira marca a reação dos agentes à definição do preço do barril de petróleo no processo de cessão onerosa da União a Petrobras.

Foi considerada a produção de seis áreas de exploração cada uma com um preço estimado, que resultou em preço médio de US$ 8,51 por barril de óleo equivalente. Desta forma, a cessão onerosa de 4,99 bilhões de barris totalizará US$ 42,533 bilhões.

Os agentes também reagem à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a taxa Selic em 10,75% na reunião de ontem à noite conforme o esperado.

Enquanto discutem e interpretam a decisão do BC e o preço do barril da Petrobras, os agentes também conhecem a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE). A previsão é de estabilidade do juro básico em 1% ao ano. Ainda na zona do euro é divulgada um preliminar sobre o crescimento no segundo trimestre.

De volta à agenda local, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apresenta sua leitura de Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para o mês de agosto. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) traz seu cálculo de IPC para as cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife. Os investidores ainda conhecem os resultados da Pesquisa Industrial Mensal referentes a julho de 2010.

Nos Estados Unidos, é divulgado o dado final sobre produtividade e custo da mão de obra no segundo trimestre. Também é conhecia a variação nas encomendas à indústria - está prevista um alta de 0,5% - e a venda pendente de imóveis - que deve apontar queda de 1,5%.

À noite, é divulgado um indicador sobre a atividade no segmento de serviços na China. Vale lembrar que o dado sobre a industrial surpreendeu positivamente, garantindo um pregão de euforia nos mercados globais na quarta-feira.

A semana acaba com destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre e os dados oficiais sobre o mercado de trabalho americano.

(Eduardo Campos | Valor)
Hospedagem: UOL Host