UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/09/2010 - 07h35

PIB da zona do euro cresce 1% no segundo trimestre, confirma Eurostat

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 1% no segundo trimestre, perante os três meses antecedentes. Taxa idêntica foi registrada na União Europeia, respeitando a mesma base de comparação. Com isso, a agência de estatísticas Eurostat reforçou as estimativas preliminares para o trimestre em questão.

De janeiro a março, tanto as economias da zona do euro como as do bloco europeu verificaram expansão de 0,3%.

No segundo trimestre, em relação aos três meses antecedentes, o gasto com consumo das famílias subiu 0,5% nas duas áreas. Os investimentos tiveram alta de 1,8% na zona do euro e de 1,7% no bloco europeu, deixando para trás uma queda de 0,4% e 0,6%, respectivamente.

As exportações avançaram 4,4% na zona do euro no segundo trimestre e tiveram elevação de 4% na União Europeia. As importações, por sua vez, registraram os mesmos incrementos em cada região no período.

Perante o intervalo de abril a junho de 2009, com ajuste sazonal, o PIB teve crescimento de 1,9% nas duas regiões. O resultado veio na sequência de um avanço de 0,8% na zona do euro e de 0,7% na União Europeia nos três primeiros meses deste ano, comparativamente aos mesmos três meses do calendário anterior.

(Juliana Cardoso | Valor)
Hospedagem: UOL Host