UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/09/2010 - 18h51

Vodafone busca sucessor para presidência do conselho

SÃO PAULO - A empresa de telefonia móvel britânica Vodafone já começou a procurar um sucessor ao presidente do conselho de administração do grupo, John Bond.

Segundo o Financial Times, a companhia quer indicar um nome até a assembleia anual de acionistas do ano que vem, na esteira das notícias de que Bond prepara sua renúncia ao posto.

A iminente saída de Bond segue a insatisfação de acionistas sobre a estratégia e aquisições da operadora. Segundo o Financial Times, críticas de investidores recaíram sobre o chairman após acionistas liderados por um fundo de pensão de professores de Ontário tentarem tirá-lo do cargo na assembleia anual de julho.

Uma fonte consultada pela publicação britânica diz que a decisão da empresa de buscar um novo presidente se deu antes mesmo da intervenção do fundo, mas que as críticas de investidores ajudaram a trazer "um pouco de urgência" ao movimento.

Bond preside o conselho da empresa de telefonia desde 2006. Antes disso, foi presidente do conselho do grupo financeiro HSBC.

(Eduardo Laguna | Valor, com agências internacionais)
Hospedagem: UOL Host