UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/09/2010 - 17h19

Suzano planeja captar US$ 500 milhões com emissão de notas

SÃO PAULO – A produtora de papel e celulose Suzano prepara uma captação de aproximadamente US$ 500 milhões por meio da emissão de notas seniores com vencimento em 2021, informou hoje a agência de classificação de risco Moody’s, que atribuiu o rating Baa3 aos papéis dessa operação.

A emissão será feita pela Suzano Trading, sediada na Ilhas Cayman. A companhia informou que não vai comentar o assunto.

A perspectiva do rating da Moody’s é estável – ou seja, não há tendência de revisão da nota de risco de crédito no curto prazo. A agência diz que considerou em sua avaliação a posição da Suzano como produtora de baixo custo de celulose branqueada de eucalipto e papel, com posições de liderança no mercado global de celulose e nos setores brasileiros de papéis para imprimir e escrever e de papel cartão.

A Moody’s destaca que a companhia tem apresentado fortes margens operacionais mesmo durante os períodos de baixa do setor e cita a prudência da administração financeira da Suzano, além de sua sólida posição de liquidez e boas práticas de gestão de risco.

Por outro lado, a agência diz que a companhia tem uma “exposição significativa” à moeda estrangeira, em razão de boa parte das receitas estar atrelada ao dólar americano.

A Moody’s também diz que prevê uma melhora no nível de alavancagem da Suzano, como resultado da recuperação gradual do preço de celulose e papel desde meados de 2009. A expectativa é de que a relação entre a dívida líquida e a geração de caixa se aproxime de 2 vezes até o fim de 2010, após a empresa registrar o múltiplo de 4 vezes em junho.

(Eduardo Laguna e Stella Fontes | Valor)
 

Hospedagem: UOL Host