UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/09/2010 - 20h09

Movimento nas estradas com pedágio cresce 1,1% em agosto, aponta ABCR

SÃO PAULO - O índice ABCR de atividade, que mede o movimento de veículos nas estradas com pedágio, registrou aumento de 1,1% em agosto em relação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados, informam a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada.

O fluxo de veículos leves avançou 0,9% na mesma base de comparação. "Em julho, o fluxo de leves veio bastante forte. Em agosto, mesmo com a saída do efeito férias, essa alta se confirmou", observa Bernardo Wjuniski, economista da Tendências.

"O crescimento da renda de 2,2% e da massa real de rendimentos de 2,8% entre julho e junho, segundo a Pesquisa Mensal de Empregos (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmou o que o Índice ABCR já havia apontado no mês anterior com a movimentação dos leves, que está ligada a emprego e renda", completa. Já o fluxo de pesados subiu 2,2% em agosto sobre julho. "O desempenho dos pesados confirma a tendência que indicamos desde o mês passado, a retomada do crescimento da produção industrial, após o período de acomodação do segundo trimestre, que deverá ser o cenário para os próximos meses", diz Wjuniski em nota. Para o economista, "o mercado de trabalho aquecido deverá manter o ritmo da indústria e esse quadro se reflete na movimentação das estradas". Em relação a agosto de 2009, o fluxo total de veículos aumentou 10,4%. O movimento de veículos leves cresceu 8,4% e o de pesados subiu 16,2% na mesma comparação.

No acumulado dos últimos doze meses, o fluxo total teve expansão de 6,8%, o de veículos leves cresceu 6,4% e o de pesados teve alta de 8,1%.

(Téo Takar | Valor)
Hospedagem: UOL Host